Donos de trailers da Praça Santa Luzia terão que deixar o local
13 Visualizações
A situação dos comerciantes de trailers da Praça Santa Luzia continua gerando um impasse entre os trabalhadores e o poder público. Em entrevista à rádio Módulo FM, no último dia 24 de fevereiro, o prefeito Gustavo Brasileiro confirmou que um dos 12 quiosques construídos na praça seria destinado ao uso da Secretaria de Segurança e Transporte (SESTRAN), em parceria com a Polícia Militar. No dia 5 de março, o quiosque de número 12 já estava recebendo móveis e equipamentos, sinalizando que o processo de ocupação estava em andamento.
Na mesma entrevista, o prefeito Gustavo Brasileiro mencionou que os demais quiosques também serão licitados, com o objetivo de resolver o impasse deixado pela gestão do ex-prefeito Deiró Marra.
Essa mudança, entretanto, tem gerado insegurança entre os comerciantes que há décadas atuam na praça. Em uma reunião realizada no dia 13 de janeiro deste ano com os proprietários dos trailers, foi feito um levantamento da situação dos estabelecimentos, muitos dos quais operam na praça há mais de 30 anos, com trailers enferrujados e danificados estruturalmente, comprometendo tanto o funcionamento quanto a segurança dos mesmos. Durante o encontro, os comerciantes apresentaram dados sobre a situação e cobraram uma solução por parte da prefeitura.
Enquanto aguardam um posicionamento definitivo sobre a desocupação da área, os donos de trailers se sentem cada vez mais desamparados. Eles foram realocados temporariamente para um local na faixa de domínio da Rua Presidente Vargas, com a promessa de que seriam transferidos para novos trailers, construídos na praça pelo governo anterior, com a ajuda de um vereador, hoje reeleito. No entanto, com o início da cobrança do estacionamento rotativo e a iminente necessidade de espaço para a exploração desse serviço, a empresa responsável pela administração do estacionamento pode precisar da área onde os trailers estão, agravando ainda mais a situação dos comerciantes, que dependem desses espaços para garantir o sustento de suas famílias.